História da arquitetura: conheça os principais capítulos

Muito pelo contrário, é um procedimento padronizado e que visa atender às condições impostas pelos materiais. Afinal, empresas e profissionais que sabem trabalhar apenas com um método construtivo têm desvantagens pois não existe apenas uma técnica ou procedimento que seja indicado para todas as situações existentes. Essa nova era na história da arquitetura, o Classicismo (redescoberto) e o Humanismo foram de grande ajuda para que os renascentistas criassem seu próprio estilo. Outras características do estilo gótico são a espessura fina das paredes e muitas janelas com bastante iluminação interna, indo contra o estilo mais fechado do românico. Não podemos esquecer também das famosas gárgulas que se penduravam nas altas quinas das igrejas, e das catedrais para servirem como desaguadouros.

O Sotsgorod e planejamento urbano
Apesar da ambição de muitas propostas construtivas para cidades reconstruídas, havia poucos exemplos de planejamento urbano construtivo e coerente. No entanto, o distrito Narvskaya Zastava de Leningrado tornou-se um foco para o construtivismo. A partir de 1925, a habitação comunal plantas de casas foi projetada para a área por arquitetos como A. Gegello e Alexander Nikolsky da OSA, bem como prédios públicos como a Prefeitura de Kirov por Noi Trotsky (1932-4), uma escola experimental de GA Simonov e uma série de Lavanderias e cozinhas comunitárias, projetadas para a área por membros locais da ASNOVA.

O local escolhido também era uma questão importante para os gregos antigos, os templos sempre eram erguidos em terrenos altos para serem vistos de diferentes ângulos, por todo mundo e em locais onde a luz pudesse realçar ainda mais a beleza da arquitetura da construção. A história da arquitetura existe desde os primórdios da história da humanidade. Contudo, a arte da arquitetura e suas técnicas de construção de obras pode ter começado muito antes disso. Os arquitetos estão explorando técnicas de design bioclimático, materiais sustentáveis e soluções inovadoras para reduzir o impacto ambiental dos edifícios. Além disso, a tecnologia está desempenhando um papel cada vez mais importante na concepção e construção, com a implementação de modelagem 3D, inteligência artificial e realidade virtual. É um método relativamente novo e se baseia no uso de container para formação dos espaços.

Essas entidades singulares se uniriam para eventualmente compor o planta baixa. Método construtivo que se baseia na estrutura metálica são ótimos para gerar grandes edificações, mas seu uso é caro e pode ser pouco sustentável, especialmente em países em desenvolvimento. Algumas das principais características dessa arquitetura eram os planos verticais, construções altas e pontiagudas, para que a obra possa passar a ideia de aproximação ao divino, aos céus. O estilo foi propagado pelos monges da Ordem de Cister, e nomeado assim pelos artistas italianos Renascentistas.

Evolução dos Métodos Construtivos na Arquitetura

As grandes obras arquitetônicas do mundo antigo ajudam a contar para nós, os homens contemporâneos, como essas civilizações viviam e no que acreditavam. No começo, a história da arquitetura está intimamente ligada ao conceito de abrigo — das intempéries, de possíveis predadores e de outras ameaças. A arquitetura é uma forma de expressão humana que remonta aos primórdios da civilização. Desde as primeiras habitações primitivas até os arranha-céus futuristas que preenchem nossas paisagens urbanas, a arquitetura tem sido uma manifestação da criatividade, cultura e avanço tecnológico de cada época.

Outros artigos deste autor

As paredes estruturais foram removidas e substituídas por pilotis, liberando o piso térreo e a paisagem. Esse movimento garantiu grande flexibilidade ao espaço interno, oferecendo opções intermináveis para a composição do espaço e, consequentemente, do envelope. Finalmente, também por causa da liberação das paredes estruturais, as janelas da fachada foram ampliadas e cresceram horizontalmente, garantindo bastante luz natural. Segundo Le Corbusier, “a luz cria ambiência e senso de lugar, bem como a expressão de uma estrutura”. Começou a ser utilizado desde meados do século XIX e começou a ganhar popularidade com os esforços das indústrias em demonstrá-lo em exposições realizadas em todo o mundo. Abordaremos sobre o que é método construtivo, e faremos a reflexão sobre qual o melhor método existente.

Arquitetura gótica

Os apartamentos duplex e instalações coletivas do grupo OSA foram uma grande influência em seu trabalho posterior. Outro famoso modernista, Erich Mendelsohn, projetou a Red Banner Textile Factory, de Leningrado, e popularizou o construtivismo em seu livro Russland, Europa, Amerika. Um projeto do Plano de Cinco Anos com grande contribuição Construtivista foi o DnieproGES, planta pronta projetado por Victor Vesnin et al. El Lissitzky também popularizou o estilo no exterior com seu livro de 1930, The Reconstruction of Architecture in Russia. Ao mesmo tempo em que essa incursão no cotidiano, projetos estranhos foram projetados, como o Instituto Lenin de Ivan Leonidov, um trabalho de alta tecnologia que se compara a Buckminster Fuller.

Egito Antigo

Shukhov também colaborou com Melnikov na Bakhmetevsky Bus Garage e na Novo-Ryazanskaya Street Garage. Muitos destes edifícios são mostrados no filme de Sergei Eisenstein, The General Line, que também contou com uma fazenda coletiva Construtivista, construída especificamente por Andrey Burov. A arquitetura gótica se focou muito na construção de igrejas, catedrais, basílicas e mosteiros, sendo também conhecida como a arte das catedrais. A Idade Média também foi chamada como a Idade das trevas graças ao retrocesso intelectual, artístico, filosófico e cientifico provocado pelo forte fanatismo religioso da Igreja Medieval Católica. Por isso, a arquitetura dessa época se voltava em construir grandes igrejas que pareciam tocar os céus, e espaçosas o suficiente para abrigar o máximo de fiéis possível.

Construtivismo ocidental
Os contatos de El Lissitzky na Alemanha, Suíça e Holanda, bem como o impacto do Pavilhão de Paris de Melnikov, levaram muitos arquitetos de fora da URSS a considerar seu trabalho como construtivista no final da década de 1920. Arquitetos da Nova Objetividade, como os colaboradores de Lissitzky, Mart Stam, e o Grupo ABC, liderados por Hannes Meyer, abraçaram a geometria severa do Construtivismo e a estética tecnologicamente avançada, apesar de seu afastamento de seu contexto original. A ideia de modernidade surge como um ideário ligado a uma nova sociedade, com nova educação estética, relações sociais e também desigualdades. A arquitetura passa a sintetizar todas as artes, definindo os espaços da vida cotidiana e desenvolvendo todo o ambiente habitável, desde os utensílios domésticos até a cidade. A Idade Média vai do século V ao século XV — ou seja, dez séculos —, sendo essa a fase de construção das principais igrejas na história da arquitetura mundial, como a Catedral de Notre-Dame, em Paris, erguida entre 1163 e 1345. Além dessas, existem inúmeras outras contribuições dos romanos para a história da arquitetura e o desenvolvimento dos conhecimentos de construção, incluindo a concepção espacial herdada dessa sociedade.